Edifícios de madeira novos e inovadores continuam a ser uma tendência global. Avanços modernos na tecnologia da madeira permitem que as construções sejam mais altas e maiores somente com estrutura de madeira. O projeto e a construção de madeira massiva utilizam grandes peças de madeira pré-fabricadas para todos os aspectos da construção: vigas, pilares, paredes, teto e piso.

A madeira massiva é o futuro da construção. Há várias razões para essa nova tendência, como:

  • Resistência ao fogo;
  • Sustentabilidade ambiental;
  • Força e Durabilidade;

Empresas de construção de madeira massiva gostam de se gabar sobre a resistência ao fogo do produto. Pode parecer estranho que um produto à base de madeira seja altamente resistente ao fogo, mas esse é o caso da madeira massiva. A madeira laminada cruzada (CLT) não só tem alta resistência ao fogo, mas também é capaz de permanecer estruturalmente estável quando submetida a altas temperaturas, ao contrário das estruturas tradicionais de aço.

Além disso, a madeira massiva é ambientalmente sustentável. As peças de madeira são muitas vezes composta de Pinus e Eucalipto, que são todos recursos de árvores renováveis, provenientes de florestas plantadas.

Além disso, os painéis de CLT podem ser fabricados, colados e prensados ​​fora do local da obra num ambiente controlado e enviados diretamente para o canteiro para uma montagem rápida e fácil, reduzindo o custo do combustível e o consumo de outros recursos.

A forma com que os painéis são produzidos fornecem à estrutura uma alta resistência à carga, permitindo que ela sirva como componentes verticais e horizontais. É uma alternativa viável ao concreto e ao aço. Inclusive financeiramente.

Essas três grandes razões contribuem para que a madeira massiva seja o futuro da construção.