Este ano faz mais ou menos 1 ano que começamos a trabalhar com o CLT que a CG CROSSLAM produz aqui no Brasil. A perceria se tornou tão grande e eficiente que fizemos a FUSÃO das duas empresas e nos tornamos uma só. Aprendemos muito, trocamos informações e cada dia mais estamos mais felizes em poder trabalhar com esse material em nossos projetos.

As primeiras obras que montamos foram residências pequenas e escolas, mas muita coisa nova está por vir, cada vez maiores e mais ousadas.

Agora que estamos super familiarizados com o CLT tanto em cálculo como em montagem, segue uma lista de coisas que aprendemos com o material :

1.  ACREDITE NESSA MODA! – o CLT é muito rápido de se construir. Nosso projeto combinou uma estrutura CLT com um sistema de fixação (Alufoot) numa fundação em concreto rasa (tipo radier) e que foi instalado em apenas um dia e tornou a construção ainda mais rápida. Toda a estrutura foi levantada em 4 dias e aparentemente o que aumentou foram as pessoas andando mais devagar em volta da construção pra ver o que estava acontecendo. No entanto, a instalação da hidráulica/elétrica, fachadas ventiladas e cobertura ainda demorou mais do que o esperado. AInda bem que o CLT ganhou tempo de obra para esses outros elementos!

Lição: Se você quiser explorar todos os benefícios do CLT, esteja preparado para trabalhar muito nos estágios iniciais do planejamento do projeto para maximizar a integração com outros itens contratados.

2. CLT É REALMENTE SILENCIOSO AO SE CONSTRUIR – É bem estranho ver o progresso da construção com pouco mais do que o zumbido de uma broca/parafusadeira de mão pontuando a serenidade. Este fato, aliado à velocidade do CLT e à falta de desperdício, torna-o uma maneira de construir com baixíssimo impacto – uma verdadeira bênção para as ruas tranquilas dos subúrbios, onde os vizinhos ODEIAM obra!

Lição: Construa com CLT e seus vizinhos vão adorar você, rs!

3. COM O CLT VOCÊ PODE “PREVER” O QUE VAI ACONTECER PARA CONSTRUIR MAIS RÁPIDO – O CLT dá aos proprietários a opção de rapidamente se mudarem com um mínimo de trabalho nos acabamentos internos. Nestes projetos, os proprietários optaram por fazer muito do trabalho interno e tiveram a capacidade de se mudar pra casa, enquanto ainda faltava pouca coisa pra terminar. Como o custo da construção com CLT é fechado, dá pra se programar EXATAMENTE com o que vai se gastar na obra.

Lição: O CLT oferece aos clientes maior flexibilidade. Algumas coisas para lembrar :

· As dimensões de quaisquer acabamentos adicionais devem ser contabilizadas nos projetos arquitetônicos originais, como contrapisos em pisos ou paredes e fachadas ventiladas – novamente, o planejamento é fundamental.

· O CLT produzido no Brasil é feito de pinus e mudará de cor ao longo do tempo se exposto à luz; portanto, se você optar por deixar o CLT exposto por um período de tempo, tenha cuidado com sombras de tapete no chão e silhuetas de quadros.

4. A ESTRUTURA DE CLT FINALIZADA É MAIS FORTE QUE AS PEÇAS INDIVIDUAIS – Isso é bom quando a estrutura está completa, mas pode causar algumas dores de cabeça durante o processo de montagem. Seções em balanço e grandes vãos podem desenvolver deflexões e movimentações durante a construção, antes que o edifício tenha desenvolvido sua rigidez total. Podem surgir problemas que se ajustam aos painéis subsequentes devido à extrema precisão do CLT.

Lição: Mesmo em projetos simples, o construtor e o engenheiro estrutural devem atender e passar pelo plano de montagem para identificar e reduzir os riscos de tolerância no processo de montagem.

5. AS CONSTRUÇÕES EM CLT OFERECEM MARAVILHOSOS AMBIENTES INTERNOS – Este é mais difícil de definir – um edifício da CLT tem um certo “je ne sais quoi“. Poderia ser porque a sensação de um edifício CLT – uma sensação de solidez monolítica que normalmente só vem com um edifício de concreto? Pode ser porque a madeira pareça atraente para a nossa biofilia inerent?. Ou poderia ser a precisão produzida pelo CNC provocando um senso de ordem e exatidão? Ou talvez seja algo completamente diferente? Procure saber!

Lição: As vantagens do CLT não são apenas a sua sustentabilidade ou o processo de construção simplificado – os edifícios CLT acabados criam espaços internos fantásticos.